Atividade Individual (18/05)
Davi Paiva
A tipologia documental para os arquivistas de Madrid são advindas das funções desempenhadas pelos órgãos das instituições, possuindo características documentais próprias de acordo com o ambiente organizacional envolvendo os elementos extrínsecos e intrínsecos dos documentos de arquivo.
Para a Luciana Duranti a diplomática especial consiste na aplicação de conceitos segundo elementos individuais dos documentos e necessários as atividades da instituição em análise, levando em consideração as especificidades sobre as atividades e funções para que os documentos reflitam o que é a instituição de modo concreto e real.
Vinícius Costa
Segundo o grupo de Madri, tipologia documental requer a identificação das séries documentais e a identificação delas exigiram um estudo mais amplo possível de tipologia documental, pois naquela época, não podia ser descrito, pois a diplomática tradicional se restringia à investigação de documentos de fundos estatais.
Segundo Duranti em seu texto “Introducción terminológica” o conceito de diplomática especial é um ramo da diplomática, na qual os princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática são individualizados, desenvolvidos e classificados para serem aplicados em documentos singulares, concretos e reais. Sendo assim, percebe-se que os conceitos são próximos, porém cada um possui uma forma de analisar e identificar as séries documentais.
Comentários
Postar um comentário