O que é Diplomática ?


Obra: Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo
Autora: Heloísa Liberalli Belloto

Segundo a Belloto (2002), "A Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata, portanto dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo Direito".

Sobre a origem da Diplomática é escrito pela Belloto (2002), "Embora tenha surgido como uma disciplina concreta no século XVI, a origem da Diplomática está ligada à questão da falsificação e das dúvidas sobre a autenticidade de documentos medievais".

Já no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2013), a Diplomática é a: " Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos".

Então pode-se deduzir que a diplomática fundamentalmente tem por objeto de estudo a estrutura formal de documentos de uma organização seja ela pública ou privada, ONG ou demais tipos de organizações existentes a fim de serem submetidos a uma análise criteriosa para validar esses documentos perante as outras organizações como também para a própria organização, tornando-se um objeto probatório diante de um conflito jurídico e/ou administrativo.

Comentários