O que é Tipologia Documental ?



Obra: Como fazer análise diplomática e tipológica de documento de arquivo
Autora: Heloísa Liberalli Belloto

Segundo a Belloto (1989), "A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática  em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. Ainda mais é dito que: " O objeto da Diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade, enquanto o objeto da tipologia, além disso, é estudá-lo enquanto componente de conjuntos orgânicos, isto é, como integrante da mesma série documental, advinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade".

Já no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2013), tipo documental é descrito como sendo: "Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à formula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tupos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras".

Sendo assim, na área de Tipologia Documental ocupa-se estudar, com base na Diplomática, o contexto em que os documentos estão inseridos dentro de uma organização considerando as atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora.

Comentários